Estação Beyoung
O Quiosque BY é o primeiro espaço físico da Beyoung, uma das principais marcas brasileiras de cuidados e beleza com forte presença no meio digital. Mais do que um desenho pontual, o projeto do quiosque investiga, cria e inaugura o conceito arquitetônico da marca, corporificando suas principais características: inovação, tecnologia, inteligência e proximidade.
O quiosque, também chamado pelo time de arquitetura como “Estação Beyoung”, em alusão a uma Estação Espacial, propõe uma imersão total dos consumidores no universo da marca. O formato arredondado, inspirado no logo e no branding da empresa, rompe com o padrão de quiosques convencionais ortogonais e cria um espaço fluído que instiga os consumidores a um passeio 360° ao redor e dentro do quiosque.
A Estação Beyoung considera três principais jornadas de consumo, chamadas pela arquitetura como Órbita, Gravidade e Sol, todas tendo como base a premissa da marca: cuidado e beleza devem ser simples e inteligentes. A “Órbita” é a experiência de compra proposta para o consumidor que gosta de autonomia e liberdade para conhecer os produtos e explorar as possibilidades. Os produtos estão dispostos ao longo do quiosque, organizados pela lógica de uso na rotina de cuidados com a pele, com uma breve explicação sobre eles.
A “Gravidade” foi pensada para clientes que precisam ou preferem atendimento personalizado liderado por consultores. Os clientes estão convidados a entrarem e se sentarem no quiosque para receberam atendimento exclusivo, com aplicação de produtos feita pelos consultores
Por fim, a jornada “Sol” acontece em espaço-totem de autoatendimento, proposto para clientes que gostam de experiências interativas e muita tecnologia. O foco do espaço é o Skin-ID, uma ferramenta de diagnóstico proprietária da marca, capaz de fazer uma análise da pele do cliente e indicar produtos visando melhor solução de cuidado. Para tornar a experiência mais intuitiva, interativa e lúdica, os produtos indicados são automaticamente iluminados na mesa de experimentação.
Os materiais, as cores e a iluminação da Estação reafirmam o caráter inovador, tecnológico e minimalista da Beyoung. Nos detalhes, os próprios produtos e seus símbolos foram protagonistas: a marca tem em seu branding diversos pictogramas identificando cada linha de produto. Esses símbolos foram incorporados e destacados na própria estrutura do quiosque. Os cartuchos de uma das linhas comercializadas foram dispostos em uma malha quadriculada de acrílico, formando um painel colorido, que se destaca no espaço predominantemente preto, branco e prata. Assim, não é exagero dizer que o espírito de descoberta é imperativo e nada escapa do conceito: se o quiosque é uma Estação, o piso é próprio espaço sideral, gravitemos.
A integração entre meios físico (physicall) e digital, também conhecida como jornada “phygital”, já é uma realidade para muitas marcas e é vista por muitos especialistas como a principal forma de consumo contemporânea, uma vez que a jornada de compra não é necessariamente linear e esses ambientes (online e offline) podem ser complementares. Um ponto de venda físico oferece ao público experiências únicas: imersão no universo da marca, contato multissensorial, possibilidade de experimentar produtos e interação com recursos tecnológicos ou consultores especializados. Todas as qualidades presentes na Estação Beyoung.